30/12/2021 às 01:11 Fotografia

A importância da iluminação na sua Fotografia

3
7min de leitura

Você já deve ter me ouvido falar sobre a importância da iluminação na sua fotografia, mas você realmente sabe o motivo? 

Você pode saber que ter uma luz suficiente para iluminar uma cena é essencial para poder fotografar, mas há muito mais coisas aí nessa história.

Primeiro, temos a luz direta na natureza. Isto é, aquela do sol, essa fonte forte e brilhante. E temos também a luz refletida desta luz. Isto é, de todo lugar que a luz do sol “toca” e a reflete, isso é qualquer superfície onde a luz do sol bata e salte de um lugar para outro. Pode ser a parede branca de um prédio, a areia branca da praia, qualquer lugar. O mundo está cheio deles. Ambas luzes farão sua fotografia aparecer completamente diferentes, dependendo qual seu uso e qual “estilo” você quer “imprimir” na sua imagem.

Para obter fotos de alta qualidade, você precisa da iluminação certa. Isso é óbvio. Você não precisa apenas de uma iluminação suficiente para clarear a cena, mas da luz certa para ajudar a capturar a narrativa da sua imagem. A temperatura, a intensidade e a luz (suave, difusa ou dura), desempenham um papel crucial em sua fotografia. Sempre.

Vejamos os quatro aspectos principais a serem considerados ao examinar sua luz:

Intensidade (intensidade geralmente é quão forte sua luz está sendo projetada)

Ângulo (de que ângulo a sua luz está vindo)

Dura, Difusa ou Suave (aí você verá quanta diferença aplicada na sua fotografia entre brilho e sombra)

Calor ou Frieza (temperatura da luz, tonalidade, cor)

Técnicas de iluminação de fotografia digital:

Eu poderia lhe mostrar algumas técnicas de como aumentar a iluminação em algo de uma certa maneira fácil, mas isso realmente não mostra nada sobre como realmente dominar seu próprio senso de observação em relação a iluminação.

Fui obrigado a escrever este tutorial quando alguém me enviou um e-mail na semana passada. Ele me perguntou: “Quero fotografar minha namorada. Estou perdido nas configurações da câmera, todas minhas fotos ela reclama e diz que não gostou. Você pode me ajudar? Fiquei triste ao ler isso, pois ele passou batido sobre o que é a fotografia.

A fotografia não é completamente sobre configurações. A namorada está reclamando porque está sendo mal iluminada certamente. Precisamos das configurações? Com certeza! Mas o buraco é ainda mais embaixo. 

Como fotógrafos, usamos a iluminação para expressar emoções. Se queremos que uma foto transmita um sentimento de romance e um clima envolvente, podemos usar uma luz alaranjada, mais cálida aumentando o kelvin da câmera (vamos mexer na temperatura no menu da câmera) ou usando o sol se pondo.

Se queremos transmitir uma história problemática, difícil e desafiadora, podemos usar uma luz vibrante e com sombras profundas. Isso cria um contraste intenso.

É a maneira como você utiliza a luz que importa e passa a mensagem certa.

O desafio da iluminação problemática

Por exemplo, tem fotógrafos que você observa e a luz é sempre a mesma, seja para uma foto romântica, seja para uma foto dramática, etc. Ele simplesmente não entendeu a fotografia ainda. Notamos nesse tipo de fotógrafo uma mesmice, sem diferenciações.

Dicas de iluminação

A luz tem um impacto intenso sobre como entendemos emocionalmente o que está acontecendo no quadro fotográfico. Há certas coisas que você pode conseguir para enriquecer sua história, pode usar um flash, não fotografar com o flash e usar a luz de uma janela e usar diferentes temperaturas da luz do dia para transmitir o mood da sua fotografia.

Vamos ver os tipos específicos de luz e o que elas nos dizem?

Fotografia com pouca luz:

Muitas fotos com pouca luz (luz fraca e suave, sem sombras fortes) foram usadas em histórias que representam tristeza, luto, segredos ou até sensualidade e intimidade. Uma iluminação como essa pode refletir algum tipo de introversão do personagem.

Fotografia com luz artificial:

A luz artificial pode vir na forma de uma luz interrupta, como as luzes de um estúdio de fotografia, a luz do flash. Essa luz é frequentemente usada para reproduzir as condições da luz do dia dentro de um ambiente (o studio). A temperatura vária de 5000 a 5600 Kelvins, o que se aproxima muito da luz clara do dia. A luz branca brilhante pode representar otimismo, prazer, sociabilidade e energia. O flash é uma luz artificial. Dependendo de como você utiliza essa luz (ou seja, a direção, a intensidade e o ângulo em que você a dispara), você pode recriar esses sentimentos e fazê-la muito idêntica à luz natural.

Luz da manhã cedo:

A luz da manhã geralmente é suave e não tem tantos brilhos quanto a luz que vemos ao meio-dia. Por isso é a preferida dos bons fotógrafos.

Lembre-se de que as estações do ano também desempenham uma função crucial na intensidade da luz. Uma manhã de verão não vai ter a mesma luz que uma manhã de um inverno frio. Em um dia claro no verão, a luz é muito intensa e muito mais branca. Isso significa que pode haver muito contraste nas suas cenas, como áreas vivas e sombras mais intensas. Isso pode ser adequado se você quiser incluir áreas sombreadas para contar sua história. Já no inverno você terá tons mais azulados e sombras mais brandas. 

Fotografia com iluminação dramática:

A iluminação dramática geralmente depende de uma luz intensa e da sombra profunda. Esta é uma situação de alto contraste em que a luz cria e afeta o humor. Também é muito dependente do número de fontes de luz e de que posição a luz vem. Para ser mais dramática, ela ocorre mais lateral. Se você colocar uma fonte de luz ao lado do rosto de uma pessoa, poderá produzir sombras e desenhar um perfil marcante. Isso gerará uma sensação muito diferente de um retrato suavemente iluminado de frente.

Fotografia com luz dura:

O uso de luz dura pode capturar muitas áreas intensas, áreas escuras e sombreadas, que podem ser empregadas para nos contar uma história de uma forma que a luz suave não poderia. Você pode usar esse tipo de luz para ”falar” da quietude, dos segredos e da desolação humana, para exemplificar algumas formas. Como alternativa, você pode fotografar um retrato em preto e branco com fortes áreas sombreadas e manter o assunto bem iluminado. Esse estilo significa que pode haver outra faceta na vida ou na situação do sujeito fotografado. Tende a ser uma luz clássica e de apresentação. 

O tatuador Rodan sendo apresentado com uma luz clássica

A iluminação não é apenas uma melhor exposição e uma configuração certa na câmera; é sobre a natureza humana e seus sentimentos. É sobre emoções. Ao entender a luz, você pode avançar e capturar muitos tipos diferentes de temperamento nas suas fotos, registrando uma mensagem com elas. Pode até criar aspecto de fantasia na sua imagem com apenas a iluminação. 

Fotógrafos podem tirar fotos de algo totalmente semelhante e fazê-los totalmente diferentes através da iluminação empregada. Cada tipo de iluminação assume uma emoção completamente diferente. A maneira como você se sente sobre a luz muda, quando você começa a entender ela e essa é a força da fotografia.

É por isso que a fotografia não se resume apenas às configurações. Trata-se de criar imagens poderosas e emotivas. Você usa configurações como abertura, velocidade e isso para ter poder e controle sobre a luz. Mas sabendo controlar a luz e qual usar, você direciona a emoção e a história. No caso do namorado que a namorada reclamava, certamente ele não estava usando uma luz de beleza (uma luz mais suave e para ser suave a fonte da luz tem que ser grande em relação ao assunto fotografado - ao conversar com essa pessoa descobri que ele estava usando um flash pequena direto no rosto dela e de forma frontal, isso torna a luz dura e muito cheia de brilho, chapando o rosto e não dando a beleza das formas).

Comece a examinar a iluminação hoje mesmo. Olhe para a iluminação que você vê nos filmes à partir de agora e pergunte a si mesmo sobre suas qualidades e qual emoção que ela passa para você e se o diretor de fotografia imprimiu a luz corretamente na cena. Por exemplo, o filme se passa no deserto e a luz tá azulada, erro, a luz do deserto deve ser amarelada, alaranjada, quente, ofuscante, para passar sensação de calor. 

Acredite, a conscientização da iluminação mudará sua fotografia para melhor.

Um treinamento adicional em iluminação fotográfica:

A luz é o alicerce básico de TODAS as fotografias. Comece a fotografar em preto e branco e você aprenderá bastante sobre luz. Um fotógrafo ouvir falar sobre luz é excelente, falar sobre luz é ótimo e é bom até reconhecer certos tipos de luz, porém isso não é o mesmo que ENTENDER como aplicar a luz na prática, e só a prática bem guiada trará essa experiência. Decifrar isso significa que você saberá como manipular melhor e "com precisão" a luz para sua total vantagem como fotógrafo. 

Existe luz para muitas coisas, luz para um show, luz para iluminar sua casa, etc e existe a Luz para fotógrafos. 

A diferença dos tipos de luz e a sua compreensão permite que você possa fazer muitas coisas diferentes, enriquecendo sua maneira de fotografar.

“Se você quer ser o tipo de fotógrafo que cria imagens, não aquele que apenas as capturam, você deve entender como a luz funciona. E, depois de entender como ela funciona, será vantajoso entender completamente como manipulá-la. Essas habilidades o ajudarão a criar fotografias impactantes e que você poderá pré-visualizar em sua mente, antes mesmo que elas tenham sido registradas na sua câmera ”.

É fácil deixar sua imaginação correr solta e pensar na luz e no seu brilho como um portal para um outro mundo. O mundo criativo da fotografia. Vamos lá aprender sobre luz?

Acesse www.tomalmeida.com.br







30 Dez 2021

A importância da iluminação na sua Fotografia

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

aula fotografia fotografo iluminação

Logo do Whatsapp